domingo, 8 de julho de 2007


Conceito: Marginal – O que está á margem. Que não faz parte de. O que anda pela margem. Uma opção de vida, uma atitude. A estrada, o mar, uma certa vida.
...................................................................
Não me lembro quando a vi pela primeira vez...


Tenho a imagem de um bando de miudos a cantar “Sr. Condutor, ponha o pé no acelerador...” Nos anos 60 não havia o politicamente correcto e os putos da escola podiam estar em pé no autocarro que os levava á praia a pedir ao condutor para andar mais depressa. Portanto devia ter 6, 7 anos quando andei pela primeira vez na marginal.


Devia ter uns 10 quando aprendi a nadar com uns oculos de mergulho em Carcavelos, num verão em que todas as manhãs eram passadas na praia com a minha mãe e ás tardes sonhava com mergulhos sem fim no grande azul.


Tinha 15 quando ia com amigos para a praia de Cascais de comboio, numa viagem diaria de liberdade e crescimento, pontuada com as primeiras saidas á noite para ir beber café á Feira Popular.


Lembro-me finalmente de anos mais recentes em que a precorri com a minha ex-mulher e a minha filha para irmos para a praia.


Foi na sua berma tambem, que tive algumas das mais importantes conversas da minha vida.
Sempre gostei dela. De certo modo foi um amor á primeira vista que se desenvolveu e amplificou.


Agora que a percorro todos os dias ou quase e que vivo a escassas centenas de metros dela, que a posso cheirar, percebo que se há estradas que marcam ou definem uma vida, esta, para mim é uma delas.


A Marginal. Á margem de...

terça-feira, 3 de julho de 2007

Pontuação


Conceito: Pontuação – A do jogo, a da escrita, a da vida. Aquela que é atribuída e a que é conquistada. Também a merecida... ou não!

............................................................................

Pode a vida de um homem ser pontuada pelas mulheres?
Serão elas as nossas virgulas, os nossos parágrafos, os pontos finais, mesmo?
Faz algum sentido que assim seja, porque é por elas que nos interrogamos e é com elas que exclamamos:
Estou vivo!

Se um texto sem pontuação ou é do Saramago ou não faz sentido; também a vida de um homem sem mulheres ou é de asceta ou não se entende.