quarta-feira, 20 de junho de 2007

Stone Age



Conceito: Idade – Do Gelo, do Ferro, do Bronze, da Pedra Curiosamente não houve nenhuma do Fogo, ou talvez tenha havido, na primeira metade do século XX. A idade biológica, a idade mental, a idade física e a idade espiritual. E porque não, a idade sexual? A minha, a tua, a nossa.
Comparem-se aqui: Real Age



..............................
Já sabemos que o tamanho importa! Mas... e a idade? Ou melhor, e a sua
diferença? Importa ou não?

Tal como o tamanho, a idade é mais uma relação de proporções do que um valor absoluto. O que para uns pode ser pequeno, para outros é o ideal. O que para uns é velho, para outros é novo.
A questão que aqui levanto é saber se há algum limite para a diferença de idades entre duas pessoas que se relacionem amorosamente; e se sim qual?

Faço notar que a mesma diferença de idade em diversas fases da vida, pode ter implicações diferente: Uma diferença de 10 anos no inicio da vida (um com 13 outro com 23, por exemplo) e os dois nem se falam, por não haver pontos de contacto e, mesmo que os haja, um é sempre visto como um crescido, o outro não passa de um puto.

Já na idade adulta esta diferença é mais superável, ou não tem influência. Um com 25, outro com 35 é uma relação viável, desde que o mais novo tenha profundidade e o mais velho não o seja de cabeça.

Na terceira idade, essa diferença de 10 anos é irrelevante.

O que me faz pensar que quanto mais velho, menos a idade importa. Talvez porque nessas idades qualquer tamanho é bem vindo?...

E se a diferença for ainda maior? Digamos... 20 anos? Será isso impeditivo de uma relação? Ou não?

Gostava de terminar a perguntar se isto da diferença de idades não será uma questão cultural e conjuntural. Passo a explicar: Hoje em dia, aqui, na europa ocidental, está registada a data exacta de nascimento de cada um de nós. Cada um a sabe e festeja todos os anos. Portanto há uma noção clara do tempo que passa.

Mas nem sempre foi assim. Nem sempre houve necessidade de se registar com exactidão os nascimentos do povo comum. Dai que ainda é possivel encontrar velhinhos que não sabem se têm 90 ou 95. E aqui não é uma questão de falta de mémória, mas efectivamente de não se saber a data exacta do nascimento.

Ora á falta da idade cronológica da pessoa o que é que lhe resta? A idade psicológica e a idade do corpo. O que significa que, bilhetes de identidade á parte, é possivel sermos mais novos, ou mais velhos do que aquilo julgamos ou nos julgam.
Cheers!
................................................
MENTAL NOTE 2 - Humm... E agora onde é que vou passar a ferro as camisas? Logo tinha a empregada da minha mãe de ir de férias para a Ucrânia!

18 comentários:

Anónimo disse...

Ora viva!

Ah ah, hoje vou ser eu a inaugurar esta espelunca. Atenção: espelunca mas com estilo!

A idade importa, pois claro que importa. De salientar que tu só falaste numa diferença de idade viável, mas então como é se for uma diferença maior?!

Eu digo-te, dificilmente resulta. E porquê? Não sei. E era só o que faltava, eu agora deixar aqui uma argumentação passível de ter concordância ou não da tua parte.

Sim, tu deves pensar que eu tenho a tua vida, pá...
E por falar nisso, não há fumo sem fogo. Logo, tenho para mim que tu andar enrabichado por uma moçoila mais nova. Tipo lolita, vá.

Tem juízo homem, mantém-te entre os cinco a dez anos de diferença.
Na verdade, o que importa nesta questão é o que tu pretendes dessa relação.

Eu sempre preferi mulheres que tenham alguma coisa para me ensinar. Sim, sempre preferi mulheres mais velhas, porém prefiro antes mulheres inteligentes e vividas. Independentemente da sua idade.

Mas claro, se forem mais novas talvez haja mais vantagens... Pleo menos, enquanto eu me conseguir mexer, claro está.

Outra coisa...
Tu, ultimamente, andas obcecado com marcas de bebidas. Fica sabendo que isto é a blogosfera e não a boémiosfera.

Tchim-tchim e muita saúde!

Um abraço...
shakermaker

Anónimo disse...

Este conceito é um pouco complicado.
Mas concordo com o Shaker.

Quando a diferença é muito grande, no início poderá estar tudo muito bem, mas à medida que os anos vão passando, começam a notar-se as incompatibilidades. Mesmo que se seja sempre "jovem de espírito" começa sempre por faltar algo mais.
Principalmente a uma das partes.

Mas isto sou eu.


Beijoca grande

Anónimo disse...

"...talvez porque nessas idades qualquer tamanho é bem vindo."??

Bemm... isso não é uma ideia muito animadora!

Pois já sabes pelo post que publiquei que, pelo menos por enquanto e para mim, a idade conta!
Obviamente que tambem convém dizer que há sempre excepções e que a partir de determinado momento, o conteúdo começa a ter mais peso, mas...assim á primeira vista, a idade é um factor imprescindível.

Epá.. não me via agora aí com um gajo de 50 anos... é que nem de longe!

Bjs

Maríita disse...

Na idade Stone Age, as pessoas viviam relativamente pouco, logo as realções duravam pouca, entre guerras, peste e outras epidemias, as hipóteses eram relativamente poucas.

Hoje em dia, depende da idade de cada um, entre os 30 e os 40 não há grande diferença mas entre os 30 e os 50, a coisa é mais complicada. E finalmente, cada um é como cada qual...

Beijocas

Tia Concha disse...

A idade importa muito desculpem lá, mas a maturidade é tudo...

Com 15 anos (recém-nascida, com a mania que sabia tudo)tive uma paixonite por um gajo de 25, logo idades e períodos de maturidade diferentes e foi MUITO traumático!

Por isso, decidi logo, nessas altura, só namorava com pessoal da minha idade, nem mais novos nem mais velhos!

Dito e feito!

Note-se, que foi uma relação muito curta, devido ao trauma fugi a 7 pés!Porra!

A nível pessoal, o meu leque de amizades, as diferenças são abismais, tenho amigos de todas as idades, mas para relacionamento sério e duradouro, tem de ter a minha idade, e ponto final!

Sabina disse...

Bom,a passar camisas não te vou ajudar... posso dar-te o contacto da minha mãezinha que desde que se reformou inventa tretas para lavar e passar sempre que vai a minha casa.

Em relação à diferença de idade, acho que é meramente cultural e ignorantes são aqueles que se deixam influenciar por isso.

Havendo pontos em comum a idade não interessa. Já namorei com homens mais velhos e mais novos que eu. Se as coisas não correram mal, não foi pela diferença de idades.

( Nota mental para mim- lembrar-me de dizer isto ao senhor de 80 anos que tem um Jaguar estacionado lá em baixo)

Beijos

JPS disse...

MR SHAKER: "Lolita" era um movi com esse portendo que era o Peter Sellers, o homem dos 1000 papeis por filme. Nunca gostei muito dele, apesar de o ter visto, por uma questão de conhecimento de obra.
Dada a minha idade atribuida de 200 anos, que mais me resta senão enrabichar-me por mocinhas mais novas?

JPS disse...

MAEVE: E no entanto... Há os Pablos! Seja Nerudas ou Picassos...

NINA: Não? Mas não mesmo? Nem com um gajo do calibre de um Cloney ou de um Newman? Pensa lá melhor...

MARIITA: Tanto que não há que a maioria das minhas amizades andam pelos 30, e não faz grande diferença

JPS disse...

TIA CONCHA: Ai moça! Tu tambem vais logo para extremos! Claro que essa relação de 15-25 é complicada, mas não vais dizer que a nossa de 30-43 não tinha pés para andar?

INSACIAVEL: Lá está... É uma questão cultural. Desde que haja uma base comum, sky is the limit!

AC disse...

Diferença de idades ? BULLSHIT!
Conta quem sente, o resto é cultura.

Idades Corpo/Mente ?
Descobriste isso agora ou demoraste 30 anos para o escrever ?

Fica

Anónimo disse...

aqui fica a minha opinião sobre isto:
Essencial, são duas coisas:
- interesses em comum, como gostar de cinema, música,o que for, e;
- propósitos de vida;
A idade, interessa só no que toca ao segundo ponto. Isto porque, um tipo de 50 anos não vai querer o mesmo que eu, porque provavelmente já o fez e um de 25, não vai querer o mesmo do que eu, porque ainda é cedo.
Assim, se as coisas ao início até podem resultar a longo prazo, não dá...
Bjs

JPS disse...

DIAS: Se calhar demorei mesmo 30 anos para descobrir...

SU: Os propósitos podem alterar-se ao longo da vida

Gaja Boa 1 disse...

Realmente a idade é um preconceito. Niguém quer envelhecer e combate-se a velhice com tudo...

Envelhecer é pior que doença...

Mas isto na cabeça dos tacanhos!!! Portanto, a idade interessa???

Eu acho que não, pelo menos para mim... Já namorei alguém 10 anos mais novo que eu...

E para ti, importa?

(ja sabes que sou cusca)

Anónimo disse...

Os propósitos mudam ao longo da vida, é certo... É preciso é querer, mas com mais do que 10 anos de diferença, acho que eles nunca vão andar par e par. Mas claro está, que o que é preciso é arriscar, podemos é não petiscar : )

Anónimo disse...

Essa kestão de diferenças de idades é mto relativa. É mais natural k as raparigas e mulheres andem com homens mais velhos, agora o contrário não. Também dependendo dos estágios de vida, tipo ñ é mto natural uma rapariga de 15, 16 anos andar com 1 de 12, pq uma rapariga dessa idade é qse uma mulher ao pé do miudo de 12. Mas se a rapariga tiver uns 20 e o rapaz 16 ou 17, ai sim já é diferente, é a mesma diferença, só k um rapaz de 16, 17 anos tem mais maturidade pa andar com uma rapariga mais velha do k um d 12, é mais homem. Agora, depende quais são os objectivos, k podem ser superficiais sem pretensão de compromisso sério, ou então atracção ocasional, o k seja. Por exemplo, o irmão caçula da minha avó paterna (k tem 79 anos), tem 70 anos, 4 filhos, 2 de cada casamento, o filho mais velho tem 2 filhas de 17 e uma k acabou há poucas semanas de fazer 13 anos. Essa rapariguinha é assim toda "despachada", mto lúcida pra idade, e de há mais de 1 ano ou quase 2 pra cá k um amigo da irmã mais velha e ela curtem-se, andam assim de vez em qdo e ocasionalmente. E também uma prima nossa de 25 anos k anda de há tempos pra cá com um rapaz giraço k fez 20 aninhos há pouco tempo, e qdo era mais nova, gostava de rapazes ainda mais novinhos, plo menos dá pra ter uma vaga interpretação acerca disso.

Anónimo disse...

Agora, há raparigas de 13, 14 anos k andam com rapazes de 17, 18. Agora, os rapazes de 17 ou 18 também podem andar com raparigas mais velhas, tipo vinte e poucos anos, assim da minha idade, ou seja, raparigas mais novas ou raparigas mais velhas. E também há medida k se cresçe, as diferenças de idade estagnam-se e esbatem-se. Pois por exemplo, há uma grande diferença entre os jovens de 15, 16 anos e os miudos de 10 ou 11. Agora, qdo estes chegam aos 17, 18, 19 anos, esses jovens bastante mais velhos têm vinte e tal anos, basicamente já estão mto mais ao mesmo nível, por exemplo. Há raparigas da minha idade k gostam de rapazes de 17, 18 anos e rapazes mais ou menos da minha idade gostam de raparigas com aproximadamente 16. Agora, é também vantajoso uma pessoa crescida andar com alguém mais novo, no sentido de k a pessoa mais nova não tem uma grande bagagem de vida, é livre, não tem as chatices e os problemas de pessoas mais velhas e tal, nesse sentido, pra uma rapariga de 24 ou 25 anos, é melhor pra ela uma rapaz de 19, 20 anos do k um de 27,28-30 ou mais, tendo em conta k em regra geral, as raparigas e mulheres gostam de homens mais velhos k elas. Também pode acontecer k um rapaz com 20 anos prefira mulheres com mais de 24 anos, do k raparigas de 16 ou 18, ou seja, tudo depende mto.

Anónimo disse...

Eu acho que o que a toda grossa comentou nos 2 posts está muito bem comentado. E o post em geral, realmente certas diferenças fazem significado em certas alturas. E não só 10 anos, de 5-7 anos também, mas 7, 8 anos pra cima também, mesmo em termos de contacto, em termos de amizade. Por exemplo, os jovens adolescentes de 15, 16 anos não têm nada em comum com miudinhos e miudinhas de 8, 9 anos, não lhes dizem absolutamente nada, e não dá muito para estabelecer diálogo, as diferenças entre 15, 16 anos para miúdos de 8, 9 é muito grande uma pessoa de 15, 16 anos é muito natural que não ligue nenhuma a uma criança de 8 ou 9 anos. por exemplo, eu faço 23 anos para a semana, tenho um primo ou outro com 30-trinta e poucos anos, quando eu era pequeno, passávamos férias juntos com os meus pais, eles, os pais deles, ai com os meus 7, 8, 9 anos, ora eu não me dava minimamente com eles, nem falavamos muito, basicamente eu era um miúdo pequeno entre gente grande, e quer dizer falava com eles como falava com os meus pais ou com outros adultos da família ou amigos dos meus pais. Eu ainda nem 11 anos tinha, o que é que eu tinha em comum com marmanjões de 15 anos pra cima? nada! Agora, já se dá pra estabelecer diálogo e partilhar interesses jovens de 14, 15 e jovens de 20 ou pouco mais. Isso é a teoria geral das diferenças das pessoas, conforme as idades e épocas de vida.

Anónimo disse...

Com eu ia a dizer, 5-7 anos de diferença é bastante em certas alturas. Ou até menos, sobretudo no que toca às raparigas e aos rapazes, uma rapariga de 16 anos é completamente incompatível com um miúdo de 12. Mas se a rapariga tiver uns 20, 21 e um rapaz 16, 17 ai já se encaixa melhor. É completamente estranho uma rapariga de 18 anos e um miúdo de 13, mas se ela tem uns 22 (ou 23) e ele 17 aproximadamente, já é mais natural. Não é natural, por exemplo, os rapazes de 15, 16 anos são demasiado marmanjões pra pitinhas de 10 anos ou pouco mais, e elas muito miúdas pra eles. Agora, raparigas com 15, 16, 17 ou mais e rapazes aproximadamente meia dúzia de anos mais velhos ai já é muito mais natural. A gente cresce muito mais dos 10 anos para os 15 ou 16 anos do que dos 17, 18 para os 22/23 (ou pouco mais). E também há facto curioso, é há raparigas com pouco menos de 14 anos que passam por 15, 16 ou mais, raparigas q ainda não fizeram 16 passam por 17/18 e raparigas que não ultrapassam os 18, 19 mas à partida uma pessoa descreve-as como 22, 23 anos, e raparigas com mais do que 20 (21, 22 a diante) que parecem mais novas. Por acaso um amigo meu tem 23 anos mas tem ar de puto, parece ter 19 no máximo. Desculpem lá se fugimos ao assunto dos 10 anos de diferença, mas a certo ponto, meia dúzia de anos já fazem a sua diferença. Apesar dos miúdos pequenos terem os seus namoricos ou terem interesses, é completamente aberrante um miúdo ou uma miúda de 9, 10 anos andar com alguém de 15. E mesmo 3, 4 anos já faz bastante significado, quando as raparigas são mais crescidas e os rapazes mais novinhos. Uma rapariga de 15, 16 anos é muito crescida para um rapazito de 12. Mas se ela tiver uns 20 aproximadamente e o rapaz 16 ou 17, como foi referido, ai já está mais estagnado, são dois jovens, ou então a rapariga com 24 ou 25 e o rapaz com 20, por exemplo, ai está muito mais normalizado