
Conceito: Marginal – O que está á margem. Que não faz parte de. O que anda pela margem. Uma opção de vida, uma atitude. A estrada, o mar, uma certa vida.
...................................................................
Não me lembro quando a vi pela primeira vez...
...................................................................
Não me lembro quando a vi pela primeira vez...
Tenho a imagem de um bando de miudos a cantar “Sr. Condutor, ponha o pé no acelerador...” Nos anos 60 não havia o politicamente correcto e os putos da escola podiam estar em pé no autocarro que os levava á praia a pedir ao condutor para andar mais depressa. Portanto devia ter 6, 7 anos quando andei pela primeira vez na marginal.
Devia ter uns 10 quando aprendi a nadar com uns oculos de mergulho em Carcavelos, num verão em que todas as manhãs eram passadas na praia com a minha mãe e ás tardes sonhava com mergulhos sem fim no grande azul.
Tinha 15 quando ia com amigos para a praia de Cascais de comboio, numa viagem diaria de liberdade e crescimento, pontuada com as primeiras saidas á noite para ir beber café á Feira Popular.
Lembro-me finalmente de anos mais recentes em que a precorri com a minha ex-mulher e a minha filha para irmos para a praia.
Foi na sua berma tambem, que tive algumas das mais importantes conversas da minha vida.
Sempre gostei dela. De certo modo foi um amor á primeira vista que se desenvolveu e amplificou.
Agora que a percorro todos os dias ou quase e que vivo a escassas centenas de metros dela, que a posso cheirar, percebo que se há estradas que marcam ou definem uma vida, esta, para mim é uma delas.
A Marginal. Á margem de...
28 comentários:
Gistei das deambulações nostálgicas, mas faltou aqui mencionar um certo almoço na marina de oeiras depois de uma mega enchete na praia da torre. mas eu perdou-te isso
hmmm... que nostalgia :D também tenho algumas boas recordações dessa estrada. Aliás, é mais do comboio... os passeios que eu fazia todas as semanas pra lá e para cá só por amor...
Essa zona é lindissima. Tens bom gosto.
beijocas
Nostalgia e alívio é o que essa estrada me traz...
Há uns 6 anos atrás, percorri-a inúmeras vezes, num percurso várias vezes repetido.
Nessa altura eu era uma jovem mulher muito triste, mesmo muito trsite e a minha tristeza era acalmada a fazer esse percurso sozinha. Costumava ir pela tortura do IC19, até Sintra, aí seguia em direcção a Cascais, mas lá pelo meio da Malveira da Serra, descia pela Malveira até ao Guincho, e vinha pela GRANDE MARGINAL, até as lágrimas se evaporarem por completo e o peso do meu coração diminuir.
Em dezembro passado fiz esse mesmo percurso com o Felino e FOI TÃO bom ver-me ali, 6 anos depois, Tão completa e feliz...
A Marginal, ESSA MARGINAL, marca muita gente.
Obrigada pela recordação. É bom viver e amadurecer...
Embora por ca tenhas sempre estado, chegas atrasado de sentires, mas muitissimo bem vindo sejas por inteiro!
Fica...
P.S.- Ser menino da linha é um til em qualquer paragrafo :)
Pois é... Também para mim, esta estrada me lemrbra "n" coisas. Desde ir almoçar diariamente para esses lados também por amor, como diz a Felina, ou simplesmente aí ir passear. Curiosamente essa estrada tem andado sempre ligada às pessosas de quem gostei, ou gosto. Destinos...
Sem duvida,,, e fora da hora de ponta,,, é uma maravilha passar por lá,,, Ora Viva!!! Um Convite.... Prossegue a votação para as 7 Desgraças do Mundo (a combater e erradicar),,,, até ao momento a se destacarem aleatoriamente: Corrupção, Pedofilia, Fome e Pobreza, Descriminação Social (sexual, racial, etc.), Guerra, Poder (de países ricos), Violência (doméstica e generalizada), Drogas e Tráfico, Fanatismos (religiosos, etc.), Aquecimento Global (e destruição do planeta, poluição, etc.), Terrorismo.
Gostaríamos de ter o teu voto, opinião,,,, em http://sexohumorprazer.blogspot.com/2007/07/7-desgraas-do-mundo-combater-e.html, obrigado, HCL
Há margens assim...gostei :)
beijos (recatados) da Princesa
Senti um misto de nostalgia e emoção ao ler este post.
A marginal... todos os dias lá passo e todos os dias lembro-me que Ela (a Marginal) há muito que merecia um post.
Eu conheci-a um pouco mais tarde, nos anos 70, também a gritar ao senhor condutor que pusesse o pé no acelerador.
Estive longe dela uns tempos mas cada vez que tinha que ir para a linha, trocava a rapidez da A5 pela beleza da Marginal.
Felizmente que agora atravesso-a todos os dias. De manhã ( e nesta altura do ano),deixo-me contagiar com a alegria dos miúdos que à praia pela escola. Gosto de ver o colorido do areal, cada grupo com a sua cor para se distinguirem.
À tarde a praia já está mais vazia e delício-me com o mar. A calma, a paz.
A marginal.... :-)
Beijos e obrigada por este post :-)
PSYHAWK: A tarde memorável no tsunami na Praia da Torre e da rapariga Red Bull! :-) Uma miúda que bebia 6 Red Bulls por noite só podia provocar um maremoto!
NINFA: Obrigado Ninfa. Tenho o privilégio de viver nela e isso contribui muito para o meu equilíbrio, como já deves ter notado. Beijos!
FELINA: Ás vezes temos de voltar aos sítios que nos foram difíceis para termos consciência da nossa evolução.
DIAS: Menino da linha talvez. Beto, nunca!!! :-) Fica...
SU: Destinos de uma estrada!
HCL: Desculpa, mas correntes, e votações não são o meu forte.
PRINCESA PLUMA: Nesta margem vale a pena estar.
Beijos pudicos, para variar
INSACIÁVEL: Somos vizinhos, portanto. Um dia destes tomamos um martini no Moinho. Olha e sabes que mais? ÉS UMA CATRAIA!!! :-)
Marginal, mar, água, bares, alcool, gente afogada?? Tambem gosto, afinal!!
Foi-me apresentada à pouco tempo pelas mãos de quem amo! Impossivel não me sentir repleta de felicidade quando por lá passo!
Olha outro! Pá, um dia destes temos de fazer um encontro de blogs da Linha!
jps
Marca lá o dia e hora que a catraia aparece no Moinho.
Beijos
A felicidade aguarda: Aqueles que choram; Aqueles que sofrem; Aqueles que buscam; Aqueles que se têm esforçado; Aqueles que por qualquer motivo deixam cair uma lágrima; Aqueles que se magoam; Aqueles que aparentam ou estão perdidos; Aqueles que, simplesmente vivem e deixam viver...
Porque só estas sabem dar valor às pessoas que nos rodeiam. Porque só estas sabem dar valor a uma simples vontade de sorrir, de dar uma gargalhada. Porque só estas vão sabendo dar valor há tão "complexa" e universal palavra FELICIDADE.
Só posso suspirar!
Não sei porque mas lembraste-me Vergílio Ferreira!
Gosto muito da "sua" Marginal, mas tem que vir conhecer a minha....
As saudades que me deixaste... das voltas até à praia no autocarro!!!
Sr. Condutor... ponha o pé no acelerador...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver!
É lindíssima a nossa marginal... adoro percorrê-la nalgumas tardes de sábado de inverno, sobretudo... digna de um post e muito mais!
Um beijo
Cá para mim, engravidaste...
Fica
Este é o meu novo link:
http://atitudesdemaeve.blogs.sapo.pt/
Regresso em setembro.
Fica bem
Beijoca
Passa lá no meu cantinho e confirma a tua presença, s.f.f! E não aceito desculpas!!
bjs
MAFARRICA: Ai a Diaba! Veja lá se não leva muita gente lá para os quintos dos infernos...
TRINITY: Quem tu amas tambem é meu vizinho? Bem... Vou começar a olhar para toda a gente com outros olhos!
NEO: Olha este gajo por aqui...
INCASIAVEL: Já marquei!
SLEEPING ANGEL: A felicidade faz-se.
TIA CONCHA: Submergi a tua manhã?
ANA LISA: Ainda este mês...
TEJINA: Fico feliz por isso.
SLEPING ANGEL: É o que faço
NANNY: Seja no verão ou no inverno é sempre bela.
DIAS: Não. Vivo!
MAEVE: O regresso da grande senhora! :)
ANA: Sou um fácil, bem sabes...
Enviar um comentário